quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Release Navio-Patrulha Macau..




Macau é homenageada pela Marinha com nome em Navio-Patrulha


Na última terça feira, 30, aconteceu o batismo do Navio-Patrulha "Macau, que foi entregue à Marinha do Brasil em solenidade em Fortaleza, que contou com a presença da alta cúpula do órgão militar e diretores da companhia cearense que fabricou a embarcação. O estouro de champanhe e a salva de tiros realizada por navios da Marinha que estavam atracados próximo ao local foram os pontos altos da festa. O "Macau foi a segunda embarcação da Classe "Macaé" entregue pela Inace aos militares brasileiros.

A cerimônia foi presidida pelo comandante geral da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, revelou que toda incorporação de um navio é motivo de satisfação para os militares. Segundo ele, o "Macau" tornou-se mais uma ferramenta de defesa das "águas brasileiras" e patrulhamento oceânico, da chamada "Amazônia Azul". O Macau" faz parte do pacote de 46 navios que serão construídos até 2020 para integrar à frota da Marinha.
"Este navio vai trabalhar nas águas do Nordeste, tendo como base o Rio Grande do Norte. Ele vai trabalhar para garantir a soberania nacional na costa desta região. O 'Macau' vai dar suporte à área do 3o Distrito Naval, que compreende o litoral que vai de Alagoas até aqui [o Ceará]. A construção desses 46 navios possui várias etapas. Em um primeiro momento, construiremos 12 embarcações, posteriormente serão mais 27, e por último fecharemos os 46", explicou o almirante.

SONHO REALIZADO

O comandante do Navio-Patrulha Macau, capitão-de-corveta Maurício do Nascimento Pinto, destacou que esta nova classe de navios tem todas as condições de suprir as demandas militares, possuindo uma das mais modernas tecnologias da frota atual. Segundo ele, os dois motores da embarcação são as principais inovações do projeto, sendo desenvolvido pelos institutos de engenharia da Marinha.

Maurício ressaltou ainda que o comando do "Macau" é a realização de um sonho. Para o militar, ter a oportunidade de liderar uma embarcação como esta é resultado de muito trabalho e reconhecimento. "Para um oficial de carreira como eu, ver o nascimento de um navio como este, desde a colocação da primeira chapa de aço até o produto final, é uma experiência muito emocionante", vibrou o comandante.

Homenagem a Macau e o agradecimento do Prefeito Flávio Veras

O nome "Macau" faz referência à cidade potiguar, que é conhecida pelas salinas e belezas naturais. O prefeito do município, Flávio Veras, compareceu à solenidade e fez questão de agradecer à Marinha por batizar a embarcação com o mesmo nome de sua cidade. "Recebi com imensa alegria essa homenagem que muito representa para a nossa cidade e para o nosso povo, prova da importância de Macau, pela sua historia das salinas, do petróleo, da pesca, pela economia pujante que nos coloca entre as cidades mais importantes do Rio Grande do Norte, Queremos agradecer à Marinha do Brasil por homenagear nossa cidade. Isso mostra que devemos continuar trabalhando e colaborando para que toda essa junção de força seja recompensada", relatou.
--------------

A tripulação do navio é composta por 34 militares, sendo quatro Oficiais e 30 Praças, e o Capitão-de-Corveta Maurício do Nascimento Pinto será o seu primeiro Comandante.

Características do Navio:

Comprimento total: 55,6 m
Boca máxima: 8,0 m
Calado máximo: .2,5 m
Deslocamento: 500 t
Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima: 21 nós
Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN
Autonomia: 10 dias

Armamento:
01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2

Operações Aéreas:
Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário